Portal de Processos da UFCSPA

Objetivo

O Portal de Processos da UFCSPA foi criado em maio de 2018 e tem por objetivo compartilhar informações sobre os #Processos Institucionais da UFCSPA, para:

  • divulgar os serviços prestados e as atividades realizadas por cada unidade;
  • identificar formas de integração entre os processos de várias unidades, para a definição de macroprocessos relacionados à Cadeia de Valor da Universidade, considerando ensino, pesquisa e extensão;
  • fornecer visibilidade ao trabalho de mapeamento e de documentação de processos realizado até o momento.

Gestão por Processos

A Gestão por Processos é uma abordagem cujo objetivo é a melhoria contínua dos processos de negócio de uma instituição. Nela, a organização busca compreender o que faz, o motivo pelo qual realiza determinada ação e se há alternativas mais eficientes para realizar o que é necessário, utilizando menos recursos. Na UFCSPA, a Gestão por Processos é implementada tendo como base o #Modelo de Maturidade em Mapeamento de Processos (M3P), desenvolvido pela equipe do NQI.

Publicação de Processos

O Portal de Processos da UFCSPA é administrado pelo Núcleo de Qualidade Interna (NQI) e conta com os artefatos de mapeamento de processos produzidos pelas unidades da Universidade.

A publicação está organizada por página das unidades, onde constam sua breve descrição, Lista de Serviços e seus processos, com diagramas gráficos utilizando BPMN.

Processos Institucionais da UFCSPA

Processos Gerais

Conselhos Superiores

Reitoria

Vice-reitoria

PROGRAD

PROPPG

PROEXT

PROAD

PROPLAN

PROGESP

Comissão de Ética

Comissão Própria de Avaliação

CPPD

Modelo de Maturidade em Mapeamento de Processos (M3P)

O M3P é um modelo de mapeamento e melhoria de processos, que visa agregar valor de forma facilmente perceptível pela comunidade da UFCSPA. O M3P:

  • considera a abordagem bottom-up (de baixo para cima). O trabalho de mapeamento de processos iniciou na UFCSPA através de ações com as unidades para posteriormente considerar a integração entre os mesmos, através de macroprocessos;
  • é composto por critérios objetivos, que podem ser facilmente avaliados e entendidos, já que o método de avaliação também pode ser utilizado pela unidade para uma autoavaliação;
  • é descritivo e prescritivo, pois é utilizado tanto na identificação e descrição da situação atual da unidade, como para direcionar ou prescrever ações para a continuidade do trabalho no mapeamento de processos.

Informações