Portal de Processos da UFCSPA

Revisão de 12h01min de 25 de julho de 2019 por Mariliasi (discussão | contribs) (Páginas dos Setores)

Objetivo

O Portal de Processos da UFCSPA foi criado em maio de 2018 e tem por objetivo compartilhar informações sobre os processos internos da UFCSPA, para:

  • divulgar os serviços prestados e atividades realizadas por cada setor;
  • identificar formas de integração entre os processos de vários setores, para a definição de macroprocessos relacionados à cadeia de valor da Universidade, considerando ensino, pesquisa e extensão;
  • fornecer visibilidade ao trabalho de mapeamento e de documentação de processos realizado até o momento.

Publicação de Processos

O Portal de Processos da UFCSPA é administrado pelo Núcleo de Qualidade Interna (NQI) e conta com os artefatos de mapeamento de processos produzidos pelos setores da Universidade.

A publicação está organizada por página dos setores, onde constam sua breve descrição, Lista de Serviços e seus processos, com descrição textual e diagramas gráficos utilizando BPMN.

Páginas dos Setores

Conselhos Superiores
Reitoria
Vice-reitoria
PROGRAD
PROPPG
PROEXT
PROAD
PROPLAN
PROGESP
CPPD

Modelo de Maturidade em Mapeamento de Processos (M3P)

O M3P é um modelo de mapeamento e melhoria de processos, que visa agregar valor de forma facilmente perceptível pela comunidade da UFCSPA. O M3P:

  • considera a abordagem bottom-up (de baixo para cima). O trabalho de mapeamento de processos iniciou na UFCSPA através de ações com os setores para posteriormente considerar a integração entre os mesmos, através de macroprocessos;
  • é composto por critérios objetivos, que podem ser facilmente avaliados e entendidos, já que o método de avaliação também pode ser utilizado pelo setor para uma autoavaliação;
  • é descritivo e prescritivo, pois é utilizado tanto na identificação e descrição da situação atual do setor, como para direcionar ou prescrever ações para a continuidade do trabalho no mapeamento de processos.
Apresentação M3P Unlocked.png
Guia de Aplicação Unlocked.png
Artefatos do M3P

Informação